terça-feira, 12 de junho de 2012

MST (Movimento dos Sem Terra)

MST



Surgimento:
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra nasceu das lutas concretas que os trabalhadores rurais foram desenvolvendo de forma isolada, na região Sul, pela conquista da terra, no final da década de 70.

Objetivos:
O MST visa três grandes objetivos: a terra, a reforma agrária e uma sociedade mais justa. Quer a expropriação das grandes áreas nas mãos de multinacionais, o fim dos latifúndios improdutivos, com a definição de uma área máxima de hectares para a propriedade rural. É contra os projetos de colonização, que resultaram em fracasso nos últimos trinta anos e quer uma política agrícola, voltada para o pequeno produtor. 

Prós:
Os pequenos agricultores, é claro, são a favor do MST, pois com ele, pode ocorrer uma reforma agrária e, assim, eles terão terras. Se eles conseguirem as terras, além de tudo, o número de alimentos aumentará, pois são os mesmos que produzem os alimentos.

Contras:
Os latifundiários são contra, pois não querem perder suas terras. Dizem que os pequenos agricultores são ladrões, pois se apossam das terras e as vendem. Por outro lado, muitas das terras que o MST procura dividir são improdutivas, ou seja, os latifundiários mal as usam.





Fontes: 



Comentário da dupla:
Os latifundiários fingem, através da pecuária, que estão usando as terras para não perdê-las.